A IMPORTÂNCIA DO SIGILO PROFISSIONAL COMO DIREITO DO USUÁRIO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: Relato de experiência

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.48075/vscs.v9i1.30342

Résumé

Introdução: Os profissionais da atenção primária em saúde têm acesso às informações de saúde do usuário na realização do cuidado/atendimento. Diante disso, é oportuno discutir a questão do sigilo e da privacidade das informações no trabalho em equipe. Objetivo: abordar a importância do sigilo na realização do trabalho multiprofissional expondo a vivência dos residentes de Serviço Social do PRMSF no desenvolvimento de uma ação educativa sobre a importância da preservação do sigilo profissional pelos profissionais das equipes ESF durante os atendimentos realizados na APS. Metodologia: Estudo descritivo-reflexivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, construído a partir da vivência dos residentes do Serviço Social nas Unidades de Saúde da Família (USF), no município de Cascavel-PR, entre os meses de março a novembro de 2022. Resultados e discussões: Foram identificadas situações que são empecilhos para a concretização desse direito, sendo: comentários sobre os usuários em locais coletivos, atendimento em espaços físicos inapropriados que não garantem a confidencialidade do atendimento; registro em prontuário eletrônico do qual muitos têm acesso e o encaminhamento para a rede intersetorial. A partir da percepção dessas problemáticas, foi desenvolvida uma ação educativa com finalidade de discutir a importância da preservação do sigilo e da confidencialidade pelos profissionais de saúde. Conclusão: Destaca-se a importância do sigilo e da privacidade e a necessidade do fortalecimento da educação permanente para a equipe multiprofissional, visando o aperfeiçoamento e a qualidade do serviço ofertado.

Bibliographies de l'auteur-e

Gilson Fernandes da Silva, Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel. Escola de Saúde Pública Municipal.

Enfermeiro. Gerente da Escola de Saúde Pública Municipal de Cascavel/PR. Coordenador e Tutor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família - Cascavel/PR. Mestre e Doutorando em Biociências e Saúde pela UNIOESTE.

Christiani Cassoli Bortoloto Lopes, Escola de Saúde Pública Municipal de Cascavel - Paraná, Brasil.

Assistente Social. Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família - Cascavel/PR. Mestra em Educação pela UNIOESTE.

Luan Gomes de Camargo, Escola de Saúde Pública Municipal de Cascavel - Paraná, Brasil

Assistente Social. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Cascavel/PR.

Lara Gouveia Studzinski, Escola de Saúde Pública Municipal de Cascavel - Paraná, Brasil

Assistente Social. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Cascavel/PR

Raquel Isamara Petry Schlindwein, Escola de Saúde Pública Municipal de Cascavel - Paraná, Brasil

Assistente Social. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Cascavel/PR.

Vitória Beserra Marcone, Escola de Saúde Pública Municipal de Cascavel - Paraná, Brasil

Assistente Social. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Cascavel/PR.

Luís Henrique Cerqueira Vila Verde, Escola de Saúde Pública Municipal de Cascavel - Paraná, Brasil

Dentista. Preceptor e Docente de bioética e ética profissional do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Mestre em Odontologia pela UNIOESTE.

Téléchargements

Publié-e

01-09-2023

Comment citer

SILVA, G. F. da; LOPES, C. C. B.; CAMARGO, L. G. de; STUDZINSKI, L. G.; SCHLINDWEIN, R. I. P.; MARCONE, V. B.; VERDE, L. H. C. V. A IMPORTÂNCIA DO SIGILO PROFISSIONAL COMO DIREITO DO USUÁRIO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: Relato de experiência. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 84–92, 2023. DOI: 10.48075/vscs.v9i1.30342. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/30342. Acesso em: 19 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Relatos de Experiência