Notícias

Nesta seção estão disponíveis informações sobre a edição da revista.

CHAMADA DE PUBLICAÇÕES: DOSSIÊ: PEDAGOGIA: PENSAR A PEDAGOGIA PARA RESPONDER AOS CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO-ESCOLARES DA ATUALIDADE

 

Caros leitores,

A Revista Educere et Educare, qualis B1 em Ensino e B2 em Educação, Interdisciplinar e Filosofia, comunica que está recebendo Artigos, Entrevistas e Resenhas em português, inglês, espanhol, francês e/ou italiano, até dia 31/07/2020, para compor o Dossiê: Pedagogia: Pensar a Pedagogia para responder aos contextos escolares e não-escolares da atualidade.

A Pedagogia, em suas diferentes dimensões e feições, é a ciência da educação; a arte de ensinar em diferentes modalidades e níveis educacionais. E isso exige pensarmos e discutirmos acerca das condições da sobrevivência da Pedagogia numa sociedade que parece querer “se divorciar” de pensamentos críticos e desarticular os processos pedagógicos da vida em sociedade.

A transformação social necessária para o bem comum só poderá surgir de uma educação alicerçada na Pedagogia, e a partir da qual cada um/a é chamado/a a pensar, agir e (trans)formar. Nunca é demais insistir que a formação de toda e qualquer pessoa está interligada à Pedagogia.

Assim, esta proposta, coordenada pelo Prof. Dr. Osmar Hélio Araújo (Unifesspa); Prof. Emerson Medeiros (UFERSA) e pela Profa. Dra. Liliana Ferreira (UFSM), tem como finalidade: mapear “novas redefinições” que apontem a Pedagogia como ciência essencial para o ensinar e o aprender nos diferentes contextos escolares e não-escolares da atualidade. Trata-se de um convite a todos/as que desejam, pautados nas suas realidades e contextos educacionais, muitas vezes, marcados pela intolerância, negação da ciência, do diálogo e do respeito, pensar a Pedagogia para a vida e os acontecimentos na vida. Este dossiê propõe-se, assim, a ser um lugar de germinação, de demonstração e (re)construção da Pedagogia perante os desafios que a realidade atual nos propõe.

As temáticas referências para o dossiê são: políticas, teorias, práticas, reflexões epistemológicas e sociais capazes de pôr em questão a Pedagogia para a (re)criação de novas culturas de aprendizagem, de formação e de transformação social.

As normas para envio dos textos encontram-se disponíveis em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/about/submissions#authorGuidelines

 

Organizadores:

Prof. Dr. Osmar Hélio Alves Araújo (UNIFESSPA)

Prof. Dr. Emerson Augusto de Medeiros (UFERSA)

Prof. Dra. Liliana Soares Ferreira (UFSM)

 
Publicado: 2019-12-10
 
1 a 1 de 1 itens