PENSAMENTO DE JOHN LOCKE SOBRE EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i34.23064
Agências de fomento
Fundação Araucária

Palavras-chave:

Educação, empirismo, John Locke

Resumo

Este artigo discute a educação no pensamento de John Locke, o pai do empirismo britânico, sobre educação. Para situar o pensamento de Locke, recorremos a uma breve biografia, aos acontecimentos históricos do século XVII e relações entre a educação e o empirismo, em uma perspectiva histórica. Esse pensador expressou ideias acerca da educação para seu tempo e, no entanto, ainda influencia o ensino da escola contemporânea brasileira. Uma das grandes contribuições de John Locke para o pensamento liberal é a sua concepção de libertar o homem para ações de diversas ordens, desde que esse tenha conhecimento, disciplina mental e física para responder às exigências da sociedade burguesa. Concluímos que o ideário liberal de Locke está presente nos diversos segmentos de nossa sociedade que atribuem à educação contemporânea uma possibilidade de alcançar o mérito e a ascensão social.

Biografia do Autor

Teresa Kazuko Teruya, Universidade Estadual de Maringa

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982), graduação em História pela Faculdade Auxilium de Lins (1996), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Foi pesquisadora colaboradora sênior da Universidade de Brasília e professora Aposentada da Universidade Estadual de Maringá e pesquisadora sênior do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação.. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professores, mídia na educação, didática, tecnologia de informação e comunicação na educação e escola pública.

Márcia Gomes Eleutério da Luz, FAFIJAN-Faculdade de Jandaia do Sul: Jandaia do Sul, Paraná, BR

Possui graduação em Psicologia. Especialização em Psicologia Analítica Junguiana e Mestrado em Educação (UEM). Atualmente é Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Atuou como docente na Faculdade de Apucarana - FAP (2012); docente, orientadora de PIBIC e membro do Grupo de Estudos de Pesquisas de extensão da FAMMA (2012-2015); membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em psicopedagogia, aprendizagem e cultura (GEPAC), da UEM (2012-2013). Coordenou o CAE- Centro de Assessoramento ao Estudante (FAFIJAN- Faculdade de Jandaia do Sul- 2012). Coordenou os Estágios em Psicologia (FAFIJAN- 2012-2015). Atualmente é Coordenadora do Curso de Psicologia (FAFIJAN), Presidente da CPA (Comissão Própria de Avaliação- FAFIJAN) e docente na FAFIJAN e FATEC- Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí- Ivaiporã/PR. Ministra aulas em programas de pós-graduação presenciais e semi-presenciais, capacitações para professores e desenvolve materiais didáticos para graduação e pós-graduação em EAD. Foi bolsista da Capes durante o mestrado.

Downloads

Publicado

13-05-2020

Como Citar

TERUYA, T. K.; LUZ, M. G. E. da. PENSAMENTO DE JOHN LOCKE SOBRE EDUCAÇÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 34, p. DOI: 10.17648/educare.v15i34.23064, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i34.23064. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23064. Acesso em: 7 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS