UMA SÓ LINGUAGEM, UM SÓ HINO, UMA SÓ BANDEIRA: EDUCAÇÃO CÍVICA E LAICIDADE NO PENSAMENTO DE DARIO VELLOZO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18137Palavras-chave:
História da Educação. Instrução Pública. Educação Cívica. Laicização. Dario Vellozo.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar os textos do intelectual paranaense Dario Vellozo (1869-1937) proferidos em tribunas e publicados na imprensa entre 1899 e 1914. Esse conjunto de textos foi publicado em jornais e/ou proferidos em tribunas em diferentes comemorações e sobre distintas temáticas, majoritariamente na cidade de Curitiba. Eles foram reunidos e publicados no segundo de cinco volumes das “Obras” completas de Vellozo, publicada em 1969 pelo Instituto Neo-Pitagórico por ocasião do segundo centenário do nascimento do autor. Os escritos são analisados em relação com o contexto no qual foram escritos e publicados, bem como inseridos em uma discussão sobre os intelectuais e a imprensa em articulação com a sociedade, em seu sentido mais específico a partir da trajetória intelectual de Vellozo. É possível perceber a defesa de um projeto formativo pautado em ideais seculares e de exaltação da ciência e do estudo, que serviriam de norma na construção de uma sociedade mais harmônica. Nesse sentido, analisar seu pensamento fornece o suporte para compreender um projeto de sociedade do início da República, pautado em ideias liberais, republicanas e positivistas, que circulavam em todo país e deram suporte na construção de um projeto de educação laica como parte substancial de um projeto modernizador e progressista. Ler o autor e sua produção intelectual possibilita perceber o amplo debate de ideias que acontecia na cidade de Curitiba, em consonância com um movimento republicano que defendia a instrução pública como importante elemento de regeneração da sociedade brasileira. Além disso, possibilita a diversificação de fontes para debater a sistematização da instrução pública no estado do Paraná, bem como oferece elementos para pensar criticamente os atuais projetos de reformas no ensino e de propostas de políticas públicas para a educação centrados em um ideal religioso de aspecto conservador e que marca o momento atual em nosso país.
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