Sobre a Revista

• Política de Acesso Livre
  • Arquivamento

Foco e Escopo

A Revista Espaço Plural tem como objetivo principal a divulgação dos resultados de pesquisas desenvolvidas por docentes, discentes e egressos de programas de pós-graduação em História (nacionais e estrangeiros), contribuindo, assim, para o diálogo entre pesquisadores e o debate historiográfico. A Revista Espaço Plural tem como objetivos:

1. Ser um espaço de publicação para áreas múltiplas do saber direcionado, prioritariamente, ao público universitário, sendo aberto à pluralidade teórico-metodológica;
  2. Ser um espaço de reflexão científico-cultural;
  3. Ser um espaço que propicie o intercâmbio e a divulgação de produções especializadas de pesquisadores desta e de outras instituições, nas áreas de Ciências Humanas e de Linguística, Letras e Artes.

O periódico, registrado com ISSN 1981-478X (versão eletrônica), publica materiais inéditos em português e em espanhol, nas seguintes Seções:

Artigos: composta por pesquisas inéditas na forma de artigos, de reconhecido rigor teórico, relevância científica, cultural e artística.

Entrevistas: de cunho científico-cultural-artístico, aprovadas pelos Editores.

Traduções de textos relevantes de História e áreas afins.

Documentos inéditos sob a guarda do CEPEDAL ou de outras instituições, de interesse social, científico e acadêmico.

Resenhas de livros nacionais e estrangeiros de publicação recente (até cinco anos para livros estrangeiros e dois anos para livros nacionais) e de produções audiovisuais recentes, de até dois anos.

Processo de Avaliação pelos Pares

Toda contribuição, quando contemplar as normas para publicação, é submetida a dois pareceristas, que poderão emitir pareceres favoráveis, desfavoráveis ou exigir alterações. O sistema de avaliação é duplo-cego.

A publicação é condicionada ao atendimento das exigências indicadas pelos Editores, formuladas com base nos pareceres. Cabe aos Editores a decisão final quanto à publicação do texto.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...