Relações entre teoria linguística e ensino de línguas

Autores

  • Gilberto Alves Araujo Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Agências de fomento

Palavras-chave:

Linguística Teórica. Linguística Aplicada. Ensino de línguas. Línguas estrangeiras.

Resumo

Sob uma perspectiva histórica, este trabalho se propõe a discutir as interações entre as teorias da linguagem e o ensino-aprendizagem de línguas, priorizando as implicações das primeiras sobre o segundo. Para tanto, empreendemos uma reflexão geral acerca das formas pelas quais o surgimento de modelos teóricos resulta em práticas educacionais. Este artigo emprega a metodologia de revisão crítica de referenciais teóricos, abordando o período que compreende o fim do século XIX até o início deste século. Desse modo, oferecemos maior atenção ao papel da Linguística Aplicada (LA), enquanto campo científico, e ao ensino de línguas estrangeiras. Nossas incursões nos permitem perceber três grandes períodos que fundamentaram a história de relações entre teoria e pedagogia de línguas, a saber: a era estruturalista, a gerativista transformacional ou cognitivista, e a funcionalista ou da abordagem comunicativa. Esses momentos nem sempre apresentam fronteiras tão evidentes, e por isso mesmo ocorreram/ocorrem conjuntamente em muitos pontos da trajetória da LA e de outras disputas ideológicas variadas. Os rearranjos sociais em torno das demandas comunicativas, bem como a incapacidade da Linguística Teórica (LT) em fornecer respostas satisfatórias às necessidades mais imediatas da coletividade, também cooperaram para que determinada corrente teórica ou ramo da linguística ascendesse mais do que outro. Nessa transição do mais abstrato às práticas educacionais, notamos que existem ao menos quatro níveis/ordens simultâneas e cooperativas: a teoria, a estrutura curricular, os insumos didáticos, e os aportes metodológicos.

Biografia do Autor

Gilberto Alves Araujo, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins. Professor Assistante de Língua Inglesa e Literaturas Anglófonas na UFPA na Universidade Federal do Pará, Campus Altamira. Membro da UNEGRO (União dos Negros e Negras pela Igualdade) e da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores Negros).

Downloads

Publicado

17-11-2017

Como Citar

ARAUJO, G. A. Relações entre teoria linguística e ensino de línguas. Espaço Plural, [S. l.], v. 17, n. 35, p. 212–229, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/18292. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos