POTENCIALIZANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: ANÁLISES NARRATIVAS DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Keli Cristina Conti

Resumo


Keli Cristina Conti[1]

 

Resumo: Este artigo busca evidenciar a contribuição das análises narrativas de professore e futuros professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que ensinam Matemática, como potencializadoras do desenvolvimento profissional, detalhando o processo de desenvolvimento profissional de um participante de um grupo de estudos com foco na Estatística. Essas reflexões são decorrentes de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo foi compreender o processo de desenvolvimento profissional na perspectiva do letramento estatístico em contextos colaborativos. O contexto colaborativo criado e o percurso do grupo de estudos também evidenciaram que os professores e futuros professores podem ser investigadores da própria prática e, com isso, se desenvolverem profissionalmente.

 

Palavras chave: Educação Matemática; Estatística – ensino e aprendizagem; Contexto colaborativo; Anos Iniciais do Ensino Fundamental.


[1] Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).


Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2018 Espaço Plural

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


ISSN: 1981-478X


 Periodicidade: Semestral

Indexadores:

 

 

Foi confirmada a inclusão do periódico, para breve, no seguinte indexador: