USO DOS MATERIAIS CURRICULARES POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Simone Bueno, Saddo Ag Almouloud

Resumo


Simone Bueno[1]

Saddo Ag Almouloud[2]

 

Resumo: Nesta pesquisa, temos por objetivo investigar de que modo os materiais curriculares são utilizados por professores de Matemática. O trabalho caracteriza-se por pesquisa qualitativa, o trabalho de campo foi por meio de observação das aulas de Matemática de professo, com foco na postura do professor ao utilizar os materiais curriculares. Com relação aos fatores que influenciaram os professores no uso dos materiais curriculares, consideramos que a formação, a participação em cursos após a graduação, a confiança no conteúdo, o conhecimento pedagógico do assunto e a colaboração. Consideramos que os resultados dessa pesquisa possam juntar-se a outras e contribuir para entender que uso o docente faz dos materiais curriculares e que impactos estes materiais têm na sua prática ao trabalhar situações de aprendizagem matemática.

 

Palavras-chave: Materiais curriculares; Currículos de Matemática; Relação professor-materiais curriculares; Educação Matemática.

 


[1] Professora e coordenadora do Departamento de Matemática das Faculdades Integradas de Guarulhos.

[2] Professor do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP – saddoag@pucsp.br


Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2018 Espaço Plural

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


ISSN: 1981-478X


 Periodicidade: Semestral

Indexadores:

 

 

Foi confirmada a inclusão do periódico, para breve, no seguinte indexador: