A FRAGMENTAÇÃO DAS IDENTIDADES POLÍTICO-RELIGIOSAS HISPANAS: OS EMBATES ENTRE O PAGANISMO, O PRISCILIANISMO E O CRISTIANISMO NICENO NO INÍCIO DO SÉCULO V

Autores

  • Danilo Medeiros Gazzotti
Agências de fomento

Resumo

No presente artigo temos a intenção de debater a fragmentação das identidades político-religiosas na Hispania no início do século V. Esse período foi marcado por uma grande conturbação no cenário político-religioso da região, onde a ecclesia nicena buscava sua consolidação ao enfrentar as antigas religiões pagãs e o poder crescente da heresia prisciliana, que havia provocado diversas rupturas em seu corpo eclesiástico. A partir de nossa discussão, pretendemos mostrar que a despeito dos esforços da autoridade eclesiástica hispana, as divisões religiosas não foram superadas e suas identidades permaneceram fragmentadas durante o século V.

Downloads

Publicado

20-05-2019

Como Citar

GAZZOTTI, D. M. A FRAGMENTAÇÃO DAS IDENTIDADES POLÍTICO-RELIGIOSAS HISPANAS: OS EMBATES ENTRE O PAGANISMO, O PRISCILIANISMO E O CRISTIANISMO NICENO NO INÍCIO DO SÉCULO V. Espaço Plural, [S. l.], v. 18, n. 37, p. 76–93, 2019. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/22421. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "História e Literatura: relações interdisciplinares"