INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA LÚDICA EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: EXPLORANDO O CORPO HUMANO

Andrelissa Gorete Castanha, Patrícia Franchi de Freitas, Leide Daiane Mascarello do Nascimento

Resumo


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem por objetivo preparar futuros profissionais que atuarão na educação básica nas disciplinas de Ciências e Biologia.O projeto “Explorando o Corpo Humano” foi planejado, elaborado e desenvolvido como atividade de intervenção pedagógica, junto à sala de recursos multifuncionaisdo Colégio Estadual José de Anchieta. O público-alvo alcançou 4 alunos dentre os 14 que estavam matriculados na sala de recursos multifuncionais. Através de um estudo quanti-qualitativo, utilizando-se da aplicação de dois questionários: antes e após a realização da aula com o jogo didático, foi possível mensurar o rendimento de cada aluno. Por conta disso, os jogos didáticos aqui desenvolvidos possibilitaram a obtenção de bons resultados na compreensão dos conteúdos pelos discentes participantes. Além disto, trouxeram uma metodologia nova, com a qual os discentes não estavam habituados e com isso, eles se mostraram muito receptivos e se sentiram muito estimulados e motivados com as novas ideias, o que proporcionou uma ação educacional muito mais efetiva.


Palavras-chave


Relato de Experiência; Sistemas Biológicos; Ensino Lúdico; Ciências, Educação Especial

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2019 Revista Faz Ciência

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Revista Faz Ciência


ISSN 1677-0439 (versão impressa) – ISSN 1983-148X (versão eletrônica)

Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Campus de Francisco Beltrão

Rua Maringá, 1200 - Bairro Vila Nova

Francisco Beltrão – Paraná - CEP: 85605-010

revista.fazciencia@unioeste.br |