O PAPEL DO PROFESSOR NA PROPOSTA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

Autores

  • Maria Ester Rodrigues
  • Juliana Cristina Janke

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v16i23.10917

Palavras-chave:

Análise do Comportamento, Educação, Papel do Professor

Resumo

O objetivo do presente artigo é apresentar aos interessados no assunto, numa linguagem científica e acessível, alguns elementos encontrados na literatura da área como importantes para entender o papel do professor identificado com a análise do comportamento aplicada à educação. As funções do professor mais conhecidas são: dirigir o planejamento e execução dos processos de ensino e de aprendizagem, executando uma série de procedimentos que se iniciam com a junção de conhecimentos acerca do repertório inicial dos seus alunos e culmina com a avaliação sistemática do processo, passando pela determinação dos objetivos intermediários e final; definição de conteúdos, materiais e procedimentos de ensino. O professor detém um papel muito importante, que é a responsabilidade pelo planejamento das contingências educativas, e a execução de funções com o auxílio de tecnologias de ensino de inspiração analítico-comportamental, ou pelo domínio de habilidades que permitem ensinar em consonância com os princípios e conceitos da análise do comportamento. 

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

RODRIGUES, M. E.; JANKE, J. C. O PAPEL DO PROFESSOR NA PROPOSTA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 16, n. 23, p. 143, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v16i23.10917. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/10917. Acesso em: 8 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos