O PAPEL DO PROFESSOR NA PROPOSTA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v16i23.10917Palavras-chave:
Análise do Comportamento, Educação, Papel do ProfessorResumo
O objetivo do presente artigo é apresentar aos interessados no assunto, numa linguagem científica e acessível, alguns elementos encontrados na literatura da área como importantes para entender o papel do professor identificado com a análise do comportamento aplicada à educação. As funções do professor mais conhecidas são: dirigir o planejamento e execução dos processos de ensino e de aprendizagem, executando uma série de procedimentos que se iniciam com a junção de conhecimentos acerca do repertório inicial dos seus alunos e culmina com a avaliação sistemática do processo, passando pela determinação dos objetivos intermediários e final; definição de conteúdos, materiais e procedimentos de ensino. O professor detém um papel muito importante, que é a responsabilidade pelo planejamento das contingências educativas, e a execução de funções com o auxílio de tecnologias de ensino de inspiração analítico-comportamental, ou pelo domínio de habilidades que permitem ensinar em consonância com os princípios e conceitos da análise do comportamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.