SAÚDE AMBIENTAL: ÍNDICES DE NITRATO EM ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE POÇOS PROFUNDOS NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v14i20.8724Palavras-chave:
Água, Nitrato, Saúde ambientalResumo
Tal estudo quantitativo, de cunho exploratório, objetivou avaliar o índice de nitrato em águas subterrâneas de poços profundos no sudoeste do Paraná. Foram investigados os resultados de nitrato de trinta e quatro amostras de águas subterrâneas de poços artesianos, por meio de análises espectrofotométricas, realizadas em laboratório particular, no mês de setembro de 2010. Os resultados encontrados indicaram 32,35% das amostras com valores maiores que o permitido pela Legislação vigente, que estabelece um limite máximo de 10mg/L de nitrato em água potável, e a analise de probabilidade demonstrou uma chance de aproximadamente 50% da ocorrência futura, de níveis acima do permitido. O estudo aponta as principais causas de contaminação das águas subterrâneas, os problemas de saúde ambiental, gerados quando da ingestão desta água, além de sugestões para solucionar esta contaminação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.