CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E ALUNOS DAS SÉRIES UNAIS DO ENSINO FUNDAMENTAI DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ

Marlisa Bernardi de Almeida, Luciana Del Castanhel Peron, Ricardo Desidério

Resumo

Este trabalho objetivou investigar as concepções de avaliação da aprendizagem de professores de Matemática e alunos das séries finais do Ensino Fundamental da Rede Pública do Estado do Paraná e outras questões importantes referentes às práticas avaliativas presentes no processo de ensino e aprendizagem. O estudo possibilitou analisar as respostas aos questionários aplicados a professores e alunos, desse nivel de ensino, procurando categorizá-las e associá-las a um referencial teórico adequado a cada análise feita. Os resultados demonstraram que as concepções se associaram frequentemente à verificação da aprendizagem, servindo ao professor, prioritariamente. Tais resultados, longe de serem conclusivos, ampliam, no entanto, nossa compreensão a respeito da visão dos docentes e discentes sobre a avaliação, fornecendo um conjunto de informações bastante relevantes, tanto do ponto de vísta da reflexão teórica quanto do ponto de vista da prática educativa.

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