POLÍTICAS DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Elisabeth Rossetto

Resumo


Este artigo se propõe discutir sobre as políticas de inclusão no ensino superior no Brasil, embasando-se na legislação vigente a partir da década de 1990 e em estudos que versam sobre o assunto. Busco refletir sobre o contexto nacional das políticas de inclusão no ensino superior, que asseguram o acesso e a permanência de pessoas com deficiência neste nível de ensino e alguns elementos que contribuem para essa discussão. O texto parte de um pressuposto inclusivo de que a pessoa com deficiência tem garantido em documentos oficiais, o direito a
participar do concurso vestibular, efetuar sua matricula e uma aprendizagem com êxito.
Percebe-se que a inclusão de alunos com deficiência hoje representa, um dos maiores desafios
para as Universidades e que as iniciativas de atendimento educacional a esses alunos por
parte do governo têm priorizado a educação básica; tímidas ainda são as ações do Estado e da
Federação acerca do acesso e da permanência do aluno com deficiência no ensino superior.

Palavras-chave


Inclusão; Ensino superior; Aluno com deficiência; Legislação.

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