POTENCIAL ALELOPÁTICO DE CITRONELA (CYMBOPOGON) SOB A GERMINAÇÃO, EMERGÊNCIA E DESENVOLVIMENTO INICIAL DE PLANTAS DE CÁRTAMO (CARTHAMUS TINCTORIUS L.)
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v5i3.15553Abstract
O cartamo (Carthamus tinctorius L.) é uma cultura oleaginosa não convencional que merece destaque. No Brasil, em função do Programa Nacional de Biodiesel, especialistas tem voltado seus olhos para outras oleaginosas, além da soja. O cártamo precisa de estudos agronômicos no país, parece ser uma cultura promissora, no entanto, há ainda muita escassez de estudos voltados para essa planta. A cultura possui características especiais como, alto teor de óleo, tolerância a seca e possibilidade do uso de seu óleo como alimento, na indústria têxtil, terapêutica e como biocombustível. Diante das características da cultura e versatilidade de aplicações, esse trabalho tem por objetivo verificar o potencial alelopático de folhas de citronela (Cymbopogon nardus L. Rendle) sob a germinação, emergência e desenvolvimento inicial de plantas de cártamo. O experimento foi conduzindo no campus da Unioeste de Cascavel - PR. Foram utilizados 5 tratamentos (100%, 75%, 50%, 25% e 0% de extrato de citronela) e 4 repetições em delineamento inteiramente casualizado. Foram analisado o índice de velocidade de germinação, percentagem de germinação, alturas de plantas, comprimento de raízes e massa fresca e seca de raízes e parte área. O extrato aquoso de citronela não possuiu potencial alelopatico sobre a cultura na germinação e no desenvolvimento inicial do cártamo. Ressaltamos sim que houve um decréscimo, porem esse não significativo no desenvolvimento da cultura.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.