MÉTODOS DE AMOSTRAGEM DE SOLO EM LATOSSOLO VERMELHO SOB SISTEMA PLANTIO DIRETO
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v5i4.16007Abstract
O presente trabalho teve por objetivo avaliar diferentes tipos de amostradores de solo. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado (DIC), onde foram avaliados quatro tipos de amostradores de solo, sendo eles: trado holandês, trado de rosca, pá de corte e trado calador, com cinco repetições. O experimento foi conduzido na fazenda experimental da C.Vale Cooperativa Agroindustrial, localizada no município de Palotina, Paraná, o solo é classificado como Latossolo Vermelho Eutrófico. A área total amostrada possui 100.000 m², para o experimento a área foi dividida em blocos de 20.000 m², totalizando cinco blocos. Foram determinadas as análises químicas de fósforo (mg dm-³), potássio (Cmolc dm-³), matéria orgânica (g dm-³), pH, CTC e V%. Elaborou-se análise de variância (ANOVA) através do programa SASM-Agri e as médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste Tukey a 5% de significância. As variáveis K, V% e M.O se diferiram significativamente entre os tratamentos, o amostrador trado de rosca apresentou as maiores médias, e o trado calador apresentou as menores médias para essas variáveis. Com base nas condições do experimento, pode-se indicar o trado de rosca como o amostrador mais eficiente.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.