EFICIÊNCIA DA APLICAÇÃO DE AZOSPIRILLUM BRASILENSE ASSOCIADO AO NITROGÊNIO NA CULTURA DO MILHO
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v6i1.16558Abstract
Considerando a importância do manejo do nitrogênio (N) e da fixação biológica de N através de bactérias diazotróficas, conduziu-se este experimento com o objetivo de avaliar os componentes da produção e produtividade do milho em função de doses de Azospirillum. brasilense associado à aplicação ou não de N em cobertura. O experimento foi conduzido no município de Mbaracayú, Paraguai, durante o ano agrícola 2015, sob um Latossolo Vermelho distróférrico (Rhodic Paleudox). O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso em esquema fatorial 2 × 4, com quatro repetições. O primeiro fator compreendeu as doses de N (0 e 60 kg ha‒1) e o segundo fator a inoculação das sementes com A. brasilense (testemunha sem inoculação, ½, 1 e 2 vezes a dose de A. brasilense). O híbrido utilizado foi o Pioneer 30K73®, semeado no espaçamento de 0,45 m entre linhas, com três plantas por metro linear. Foram mensurados componentes morfológicos e produtivos da cultura e produtividade de grãos. A aplicação de 60 kg ha‒1 de N em cobertura proporcionou maior altura de planta aos 60 dias; diâmetro de colmo; diâmetro, comprimento e massa seca de espiga; produtividade e massa de mil grãos. No entanto, o peso hectolitro não foi alterado. Com exceção do diâmetro da espiga, não houve influência nos parâmetros avaliados devido à inoculação das sementes com A. brasilense.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.