Parâmetros morfológicos e fisiológicos de Brachiaria brizantha submetida ao déficit hídrico
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v7i5.17471Keywords:
AgronomiaAbstract
O Nordeste brasileiro, em sua maior parte pertencente ao clima semiárido, região em que a maioria da população sobrevive da agricultura. No entanto, o déficit hídrico é um dos fatores limitantes da produtividade do setor agrícola em regiões como essa. Entre as plantas cultivadas podem-se citar as gramíneas do gênero Brachiaria, uma das forrageiras mais produzidas e cultivadas no país, podendo ser utilizada na alimentação de bovinos, equinos e caprinos. O objetivo deste trabalho foi avaliar as respostas morfológicas e fisiológicas da Brachiaria brizantha submetida ao estresse hídrico. Avaliou-se o conteúdo relativo de água (CRA), danos de membrana, crescimento da parte aérea e raiz. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 x 4, com 2 irrigações (80 e 40% da capacidade de campo) e 4 épocas de coletas (0, 3, 8 e 15 dias), com 5 repetições, totalizando 40 parcelas experimentais. De acordo com os dados obtidos, a imposição de uma capacidade de campo de 40% não foi suficiente para causar danos severos às plantas de Brachiaria brizantha. Para o crescimento, vazamento de eletrólitos e CRA, as plantas não foram afetadas em comparação ao controle, no entanto, um maior período de exposição proporcionou diferenças estatísticas no crescimento e vazamento de eletrólitos. Portanto, com os parâmetros avaliados verificou-se que as respostas morfológicas foram semelhantes entre os tratamentos, já os parâmetros fisiológicos demonstram que as plantas sob estresse mantêm a integridade de suas membranas em resposta ao déficit hídrico.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.