MANEJO DA COLHEITA DE CANOLA COM DESSECAÇÃO E CORTE-ENLEIRAMENTO COMBINADOS A ADESIONANTE
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v6i2.17530
Supporting Agencies
Abstract
Em razão dos preços vantajosos e de sua adaptabilidade às condições edafoclimáticas do Sul do Brasil, a canola se tornou uma excelente opção de cultivo de inverno. No entanto, tem se evidenciado gargalos de produção, sendo então importante conhecê-los e buscar a sua superação. Frequentemente a maior determinante de perdas de produtividade de grãos tem sido a colheita, considerada por muitos produtores a etapa mais crítica, uma vez que nem todas as síliquas se formam e amadurecem ao mesmo tempo. O presente trabalho objetivou avaliar e comparar sistemas de manejo de colheita mecanizada de canola, com ou sem a aplicação do adesionante Grip®, em relação às perdas em pré-colheita e colheita e a produtividade de grãos. Utilizou-se o híbrido de canola Hyola 61, sendo comparados quatro sistemas de manejo de pré-colheita e colheita, com ou sem a aplicação do adesionante Grip®. Os sistemas de manejo adotados foram os seguintes: M1: Corte direto na maturação natural (testemunha); M2: Dessecação química prévia com diquat e colheita posterior com corte direto; M3: Dessecação química prévia com glufosinato de amônio e colheita posterior com corte direto; M4: Corte-enleiramento e colheita posterior (recolhimento). O manejo da colheita com dessecação química prévia com glufosinato de amônio e o corte-enleiramento reduziram as perdas e permitiram obter os maiores produtividades de grãos de canola. O corte-eneliramento seguido da pulverização do adesionante Grip® apresentou a menor perda de grãos e consequentemente a maior produtividade de grãos quando comparado aos demais manejos de colheita utilizados.Downloads
Published
02-08-2017
How to Cite
PIZOLOTTO, C. A.; BOLLER, W.; CANALI LÂNGARO, N.; OMAR TOMM, G. MANEJO DA COLHEITA DE CANOLA COM DESSECAÇÃO E CORTE-ENLEIRAMENTO COMBINADOS A ADESIONANTE. Acta Iguazu, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 81–97, 2017. DOI: 10.48075/actaiguaz.v6i2.17530. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/17530. Acesso em: 3 nov. 2024.
Issue
Section
ARTIGOS CIENTÍFICOS
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.