Avaliação sensorial de fishburguer de tucunaré (Cichla melaniae), com utilização de diferentes aglutinantes
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v7i5.17578
Supporting Agencies
Keywords:
Peixe, formulação, teste de aceitaçãoAbstract
No mundo com estilos de vida saudáveis, surgi a preocupação com a qualidade do alimento, bem como se os alimentos que estamos ingerindo são nutricionalmente suficientes para suprir nossas necessidades físicas e mentais. Desta forma, este trabalho teve por objetivo desenvolver um fishburguer utilizando diferentes aglutinantes e que atendam as exigências de qualidade nutricional. Foram realizadas quatro formulações do fishburguer de tucunaré (Cichla melaniae) com condimentos, diferenciando apenas na adição do aglutinante: F1) testemunha (apenas o filé moído do tucunaré com os condimentos); F2) com 8% de gordura vegetal adicionada; F3) com adição de 3% de amido de milho; e F4) com 3% de farinha de aveia. Foram avaliados os parâmetros de encolhimento e rendimento após a cocção, avaliação sensorial de aceitabilidade com base em testes afetivos de aceitabilidade e de intenção de compra e a viabilidade econômica do novo produto, bem como de preferências. Os resultados do presente estudo mostram que três dos quatro produtos tiveram boa aceitação, porém houve diferença significativa entre as formulações trabalhadas, sendo a formulação F2, a preferida no geral. Concluiu-se que o fishburguer é uma opção de alimento e ganho de mercado, produto esse que garante maior qualidade alimentar, bem como ajuda a suprir as necessidades nutricionais não encontradas em outros produtos fast e fitness.Downloads
Additional Files
Published
29-03-2019
How to Cite
MENDONÇA, M. de S.; MACEDO, A. R. G.; CORDEIRO, C. A. M. Avaliação sensorial de fishburguer de tucunaré (Cichla melaniae), com utilização de diferentes aglutinantes. Acta Iguazu, [S. l.], v. 7, n. 5, p. 1–16, 2019. DOI: 10.48075/actaiguaz.v7i5.17578. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/17578. Acesso em: 4 apr. 2025.
Issue
Section
ARTIGOS CIENTÍFICOS
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.