GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE CARTHAMUS TINCTORIUS EM DIFERENTES SUBSTRATOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v6i3.17705Abstract
O cártamo (Carthamus tinctorius L.) é uma planta anual, rústica e possui múltiplos propósitos de uso, como culinário, medicinal, ornamental, entre outros. Em virtude desta amplitude de uso, o presente trabalho objetivou avaliar a germinação de sementes de C. tinctorius em diferentes substratos. O experimento foi conduzido, em julho de 2016, no laboratório de didático e pesquisa em sementes e na casa de vegetação do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria. Em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5x2 (substratos: areia, casca de arroz carbonizada, Carolina Soil, solo e vermiculita e, lotes de sementes: 10,30 e 6,76% grau de umidade), com quatro repetições de 50 sementes. Na casa de vegetação a semeadura foi em bandeja plástica, com avaliações aos 14 após a semeadura. E, previamente, a instalação do experimento foi verificada a germinação dos lotes de sementes em condições laboratoriais conforme a legislação brasileira. Avaliou-se a germinação de plântulas normais, índice de velocidade e tempo de emergência, comprimento e massa de plântula. Verificou-se que a germinação do cártamo é afetada pelo grau de umidade das sementes. Constata-se, assim que os substratos de areia e solo proporcionam melhor porcentagem de emergência das sementes de cártamo e desenvolvimento inicial de plântulas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.