Influência da época de desfolha no desempenho enológico da uva ‘Cabernet Sauvignon’ cultivada em região de altitude
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v7i2.17797Keywords:
composição fenólica, desfolha precoce, vinhos de altitude.Abstract
Comparou-se o efeito da época de desfolha, e verificou-se sua influência na composição química dos vinhos de Cabernet Sauvignon cultivada em regiões de altitude no sul do Brasil. Os tratamentos consistiram da desfolha das videiras, em cinco diferentes estádios fenológicos: plena florada, grão chumbinho, grão ervilha, virada de cor, 15 dias após a virada de cor e controle sem desfolha. As microvinificações foram realizadas no laboratório de Enologia UDESC de Lages, sendo avaliadas as variáveis: acidez total titulável, pH, densidade, polifenóis totais, antocianinas, coloração Abs 420, 520 e 620 nm, intensidade de cor e tonalidade de cor. O delineamento experimental oi inteiramente casualizado com quatro repetições e os dados foram submetidos à análise de variância e comparados pelo Teste Scott Knott a 5% de probabilidade. Os vinhos elaborados provenientes de uvas submetidas ao manejo da desfolha tiveram maior pH, conteúdo de polifenóis totais, antocianinas e intensidade de cor, não diferindo a acidez total titulável e a densidade dos vinhos. Os resultados demonstram que o manejo da desfolha apresenta os benefícios esperados pelo vitivinicultor, com aumento do conteúdo de polifenóis totais e coloração do vinho.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.