Extrato de capim napier (Pennisetum purpureum) aplicado no desenvolvimento inicial do Cártamo (Carthamus tinctorius)
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v6i5.18529Abstract
O objetivo deste trabalho foi analisar e descrever a influência de extratos aquosos de Pennisetum purpureum (Capim Napier) sobre a germinação e crescimento de Carthamus tinctorius (Cártamo). O extrato foi obtido a partir de espécimes coletadas em uma propriedade rural na cidade de Maripá, interior do Paraná. Os ensaios foram realizados em campo e as concentrações utilizadas foram zero, 25, 50, 75 e 100% de extratos aquosos de folhas (material vegetal fresco). Foram adicionados extratos na quantidade de 500 mL a cada seis dias, em um período de 30 dias, durante o tempo especificado foram conduzidos os seguintes testes: porcentagem de germinação, área folhar, comprimento das plântulas, massa fresca e massa seca. Concluiu-se que o extrato de capim napier exerce efeitos positivos e negativos, dependendo da variável em análise e concentração do extrato.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.