Projeto e Dimensionamento de um Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede: Estudo de Caso Empresa de Fertilizantes
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v7i4.18754Keywords:
Compensação de energia, geração distribuída, energia renovávelAbstract
Visando suprir parte da demanda elétrica de uma empresa de fertilizantes localizada em Foz do Iguaçu – PR, dimensionou-se um sistema fotovoltaico conectado à rede. Analisou-se a viabilidade técnica e econômica da implementação de geração distribuída, cuja economia estaria vinculada ao sistema de compensação disposto pela Resolução Normativa da ANEEL n° 482/2012. Considerando o aproveitamento da área de telhados orientados ao norte, comparou-se dois arranjos fotovoltaicos, cada um empregando um dos módulos fotovoltaicos pré-selecionados da marca Canadian, policristalinos, CS6P-270P, e CS6X-320P. O inversor selecionado para ambos os arranjos foi da PHB Solar, PHB20K-DT, com potência nominal de 20kW. Para realizar a estimativa de geração de energia utilizou-se de uma ferramenta computacional. A análise de viabilidade econômica foi realizada para três cenários, obtidos pela relação entre a tarifa de energia elétrica e a inflação ao longo dos últimos 20 anos: (i) ajuste da tarifa elétrica superior a taxa de inflação (10,67% a.a), (ii) ajuste tarifário abaixo da inflação (4,50% a.a) e (iii) ajuste proporcional à inflação (6,71% a.a). Através da análise técnica e financeira selecionou-se o sistema composto por 816 módulos Canadian CS6X-320P, com geração de energia estimada para o primeiro ano de operação de 356,68MWh, suprindo cerca 71% da demanda de energia elétrica da empresa de fertilizantes, e proporcionando uma economia anual média de R$ 147.309,90. O custo total de implantação foi estimado em R$ 1.605.608,65 com tempo de retorno de 13,41 anos. O impacto do ICMS sobre o sistema ao longo da vida útil representa 28,7% da potência instalada.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.