Potencial de emissão de biogás de célula já finalizada do aterro sanitário municipal de Cascavel - PR
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v8i4.19957Keywords:
Biogás. Lixo Sólido Urbano. Potencial energético.Abstract
Diante da necessidade de aumentar a matriz energética e a mitigação de impactos ambientais, este artigo analisa o potencial energético de parte do aterro sanitário do município de Cascavel – PR. Inicialmente realizado o georreferenciamento dos drenos para então realizar medições de vazão de biogás proveniente do material depositado em célula já fechada. A célula em estudo recebeu RSU por 8 anos e no decorrer de 2 e 3 anos após sua finalização foi medido a emissão e temperatura de biogás que escoou através dos drenos do aterro sanitário; foram obtidos respectivamente, 378,3 m3h-1 após 2 anos e 315,8 m3h-1 após 3 anos de sua finalização. Calculou-se o potencial energético apresentado pelos dois anos de medição sendo respectivos 1.7 MWh-1 e 1.5 MWh-1. As emissões de biogás foram maiores onde a temperatura de saída do gás é maior.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.