Efeito da salinidade no desenvolvimento inicial do milho
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v8i3.20043
Supporting Agencies
Keywords:
crescimento, tratamento, massaAbstract
Como o milho é um dos cereais mais cultivados no mundo, destacando o Brasil como um dos maiores produtores. Desta forma torna-se de suma importância o estudo quanto ao estrese salino, para saber-se o quanto o teor de sal no solo pode estar prejudicando a cultura, seja por meio de irrigação ou diferentes localidades no Brasil. Assim sendo, foi objetivo do trabalho avaliar o efeito de estresse salino no desenvolvimento inicial do milho. O experimento foi realizado nos laboratórios de avaliação de sementes e plantas (LASP) e de física do solo (LAFIS) da UNIOESTE - Cascavel. O milho foi submetido a seis tratamentos de NaCl, juntamente com a testemunha, sendo os tratamentos: T1: 1 g.l-1; T2: 2 g.l-1; T3: 3,2 g.l-1, T4: 4,4 g.l-1, T5: 5,4 g.l-1 e T6: 6,6. Onde avaliou-se a germinação das sementes de milho, e para cada tratamento o crescimento da parte aérea; crescimento do sistema radicular; massa fresca da parte aérea; massa fresca da parte radicular; massa seca da parte aérea e massa seca da parte radicular. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente ao acaso. A análise estatística constou de análise de variância e as médias de tratamentos foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de significância. O aumento da concentração salina inibi/reduz o crescimento aéreo e radicular o que resulta em menor massa nas maiores concentrações de NaCl tanto da parte aérea quanto radicular.Downloads
Published
05-10-2019
How to Cite
DE VILLA, B.; SANTOS, R. F.; SECCO, D.; ZANÃO JÚNIOR, L. A.; TOKURA, L. K.; PRIOR, M. P.; DA SILVA REIS, L.; DA SILVA, D. R. Efeito da salinidade no desenvolvimento inicial do milho. Acta Iguazu, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 42–47, 2019. DOI: 10.48075/actaiguaz.v8i3.20043. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/20043. Acesso em: 19 apr. 2025.
Issue
Section
ARTIGOS CIENTÍFICOS
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.