Alternativas ao uso de cianamida hidrogenada na indução da brotação de gemas em macieiras ‘maxi gala’
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v8i3.21087Keywords:
Malus domestica Borkh, fruteiras de clima temperado, brotação.Abstract
O principal manejo na cultura da macieira para compensar a falta de frio em regiões de clima ameno é o uso de indutores de brotação. O objetivo do trabalho foi comparar novos indutores de brotação como alternativa à cianamida hidrogenada em macieiras ‘Maxi Gala’. Os experimentos foram conduzidos durante os ciclos agrícolas de 2014/15, 2015/16 e 2016/17, no pomar da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) - Estação Experimental de Caçador-SC. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso com 11 tratamentos e cinco repetições. Tratamentos: 1 - Controle; 2 - Óleo Mineral (OM) 3,5%; 3 - Break-Thru® 0,03% + OM 3,5% 4 - Dormex® 0,7% + OM 3,5%; 5 - Syncron® 1,0% + OM 3,5%; 6 - Erger® 1,0% + OM 3,5%; 7 - Bluprins® 1,0% + OM 3,5%; 8 - Brotex® 1,0 + OM 3,5%; 9 - Syncron® 2% + nitrato de cálcio 3,0%; 10 - Erger® 3,0% + nitrato de cálcio 3,0% e 11 - OM 3,5% + nitrato de cálcio 3,0% + nitrato de amônio 3,0%. Foram avaliadas a fenologia, porcentagem de brotações e produção. Os tratamentos compostos por Erger® + OM, Erger® + Ca(NO3)2 e Syncron® + Ca(NO3)2 podem ser utilizados como alternativa ao Dormex® + OM. Os tratamentos OM, Break-Thru® + OM, Bluprins® + OM, Brotex® + OM e OM + Ca(NO3)2 + NH4NO3 são promissores como indutor de brotação. O tratamento com Syncron® + OM não é indicado como indutor de brotação na concentração estudada.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.