Características fisiológicas, nutricionais e de crescimento de porta-enxertos de pessegueiro submetidos a diferentes fontes e doses de fertilizantes
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v8i4.22195
Supporting Agencies
CNPq (National Council for Scientific and Technological Development) e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)
Keywords:
nutrição de plantas, produção de mudas, Prunus persica, NPK.Abstract
Objetivou-se com este estudo avaliar o efeito de diferentes fontes e doses de fertilizantes nas características fisiológicas, no estado nutricional e crescimento de porta-enxertos de pessegueiro [Prunus Persica L. (Batsch)] cultivar Capdeboscq. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 x 3, com quatro repetições de 4 plantas por repetição. Os tratamentos constituíram-se da combinação de duas fontes de nutrientes (Fertilizante de liberação controlada e de pronta disponibilidade) e três doses do fertilizante (0; 4 e 8 g L-1). Aos 70 dias após o transplantio avaliou-se a concentração interna de CO2, transpiração, condutância estomática, taxa de assimilação de CO2, açúcares solúveis totais, índice de clorofila, índice de balanço de nitrogênio, altura, diâmetro do colo e massa seca total de plantas. O emprego do fertilizante de liberação controlada permitiu superioridade nas características fisiológicas, de estado nutricional e no crescimento em uma dose inferior (4 g L-1) quando comparado ao fertilizante de pronta disponibilidade (8 g L-1), exceto para a variável diâmetro de colo onde não foi encontrada diferença significativa entre estas duas doses dentro de cada fonte. Desta forma, sugere-se a incorporação da dose de 4 g L-1 de fertilizante de liberação controlada ao substrato comercial de modo a garantir melhor aproveitamento do insumo para a promoção do desenvolvimento inicial de porta-enxertos de pessegueiro da cv. ‘Capdeboscq’ com adequado estado nutricional.Downloads
Published
12-12-2019
How to Cite
MENEGATTI, R. D.; BIANCHI, V. J. Características fisiológicas, nutricionais e de crescimento de porta-enxertos de pessegueiro submetidos a diferentes fontes e doses de fertilizantes. Acta Iguazu, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 64–77, 2019. DOI: 10.48075/actaiguaz.v8i4.22195. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/22195. Acesso em: 19 apr. 2025.
Issue
Section
ARTIGOS CIENTÍFICOS
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.