Efeito de diferentes partes do trigo mourisco sobre o milho
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v9i3.24223Keywords:
Alelopatia, Fagopyrum sculentum, ConcentraçõesAbstract
O trigo mourisco (Fagopyrum sculentum), é uma espécie que pertence à família Polygonaceae, podendo ser uma alternativa para rotação de culturas. Sendo assim o objetivo do presente trabalho foi avaliar se o extrato aquoso de diferentes concentrações e partes da planta do trigo mourisco tem efeitos alelopáticos sobre o desenvolvimento inicial da cultura do milho. O experimento foi conduzido no Laboratório de análise de Sementes Vigortestte e na casa de vegetação no Centro de Desenvolvimento e Difusão de Tecnologias – CEDETEC, em Cascavel-PR, sendo realizado nos meses de maio a junho de 2018. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado (DIC) em esquema fatorial 2x3, com duas concentrações 10 e 20% e três partes diferentes da planta do trigo mourisco (sementes, parte aérea e raiz). Os parâmetros avaliados foram % de germinação e emergência, índice de velocidade de germinação, comprimento da parte aérea (cm), comprimento de raiz (cm) e massa fresca de plântulas (g). Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância (ANAVA), e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de significância. Conclui-se que o extrato da raiz em condições de laboratório se mostrou superior aos demais, demonstrando um estimulo ao desenvolvimento inicial do milho, já na casa de vegetação os resultados não foram significativos, assim, o trigo mourisco pode ser utilizado como rotação de cultura com o milho, por não prejudicar seu desenvolvimento inicial.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.