Adubação da cultura da canola com torta de crambe
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v9i4.25427
Supporting Agencies
Abstract
Tem se buscado opções de adubação utilizando resíduos agroindustriais, como o gerado pela prensagem das sementes de crambe para obtenção de óleo, denominado torta de crambe. A proposta deste trabalho foi avaliar a produtividade de grãos e óleo de canola quando adubada com torta de crambe, em comparação com adubação mineral. Utilizaram-se cinco doses de torta de crambe: 0, 2, 4, 8 e 16 t ha-1 e 400 kgha-1 do fertilizante mineral NPK 10-15-15. O delineamento adotado foi o de blocos casualizados, com quatro repetições. Avaliou-se a altura das plantas, produtividade, massa de mil grãos e teor de óleo nos grãos. Os resultados foram submetidos à análise de variância, teste de médias e análise de regressão utilizando-se o programa Assistat. Não houve efeito significativo dos tratamentos aplicados entre as variáveis analisadas. No entanto, quanto maior a dose da torta de crambe utilizada, maiores foram as respostas das variáveis analisadas, produtividade, massa de mil grãos e altura das plantas. O teor de óleo dos grãos não foi influenciado pelos tratamentos aplicados neste trabalho. Para a cultura da canola cultivada em Latossolo Vermelho Distroférrico com boa fertilidade pode ocorrer a substituição da adubação mineral pela realizada com torta de crambe.Downloads
Published
28-12-2020
How to Cite
KOCH SCHUROFF, C.; WEBER, T.; LOPES, C. L.; ANDRADE, E. A. de; DORETO, L.; PEREIRA, N.; ZANÃO JÚNIOR, L. A. Adubação da cultura da canola com torta de crambe. Acta Iguazu, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 53–61, 2020. DOI: 10.48075/actaiguaz.v9i4.25427. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/25427. Acesso em: 3 nov. 2024.
Issue
Section
ARTIGOS CIENTÍFICOS
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.