Perdas de água e solo por erosão durante o ciclo de desenvolvimento do milho em Latossolo argiloso sob sistema de plantio direto
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v10i1.25999Keywords:
erosão, escoamento, sistema de plantio direto.Abstract
Os sistemas de manejo conservacionistas do solo podem contribuir para a redução das perdas de água e solo por erosão. O objetivo do trabalho foi avaliar a influência de alterações de manejo no sistema plantio direto (escarificação, rotação com espécie de cobertura e aplicação de gesso agrícola) nas perdas de água e solo por erosão, durante o ciclo da cultura do milho em um Latossolo argiloso. Os tratamentos foram compostos pelo sistema plantio direto escarificado, sistema plantio direto com aplicação de gesso agrícola, sistema plantio direto com rotação de culturas envolvendo o cultivo da Crotalaria juncea e o sistema plantio direto tradicional como testemunha. O experimento foi realizado na IDR – Paraná de Santa Tereza do Oeste–PR. Perdas de água e solo foram proporcionais à intensidade das precipitações. Os tratamentos SPDT e SPDCJ propiciaram menores perdas de água e solo, estas perdas foram maiores à medida que aumentou a intensidade das precipitações. Os efeitos entre os tratamentos foram mais evidentes na faixa de alta precipitação em relação às perdas por escoamento. Os sistemas de manejo e adubo verde não interferiram significativamente na produção de milho.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.