DESEMPENHO DE DIFERENTES FORMULAÇÕES DE FUNGICIDAS NO CONTROLE DA GIBERELA DO TRIGO
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v1i4.7768Abstract
O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de diferentes formulações de fungicidas à giberela do trigo. O experimento foi conduzido no município de Toledo, PR, no ano de 2010. Foram utilizadas sementes da cultivar de trigo CD 114, previamente tratadas. Os tratamentos utilizados para o controle de giberela foram azoxistrobina, tebuconazole, trifloxistrobina+tebuconazole e azoxistrobina+difeconazole e testemunha. A aplicação de fungicidas foi realizada na metade da antese completa. Foram avaliados a incidência, severidade, índice de giberela, produtividade de grãos, peso de mil grãos e peso hectolitro. O fungicida trifloxistrobina+tebuconazole apresentou maior eficiência sobre a incidência e sobre o índice de giberela, com 72,1 e 92,7% de controle. Os tratamentos a base de tebuconazole e trifloxistrobina+tebuconazole demonstraram maior controle sobre a severidade da giberela do trigo. A maior produtividade grãos foi de 4.162,5 Kg/ha-1, obtida através do tratamento com o fungicida trifloxistrobina+tebuconazole, com incremento de 46,9% de produtividade. Para o peso de mil grãos e para o peso hectolitro, não houve diferença entre os diferentes fungicidas testados. Portanto, o tratamento com o fungicida formulado a base de trifloxistrobina+ tebuconazole demonstrou melhor desempenho no controle da giberela do trigo.Downloads
Published
01-01-2000
How to Cite
CORREA, D.; DE MARCO JUNIOR, J.; HIROCHI NAKAI, E. DESEMPENHO DE DIFERENTES FORMULAÇÕES DE FUNGICIDAS NO CONTROLE DA GIBERELA DO TRIGO. Acta Iguazu, [S. l.], v. 1, n. 4, p. 72–77, 2000. DOI: 10.48075/actaiguaz.v1i4.7768. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/7768. Acesso em: 3 nov. 2024.
Issue
Section
ARTIGOS CIENTÍFICOS
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.