CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA CONSUMIDA PELA COMUNIDADE ASSENTAMENTO VÃO GRANDE, MUNICÍPIO DE BARRA DO BUGRES/MT
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v3i4.12177Resumen
Objetivou-se com o presente trabalho, realizar uma avaliação da qualidade microbiológica da água consumida pela população do Assentamento Quilombola Vão Grande localizado no município de Barra do Bugres/MT. A população existente no Assentamento não tem acesso à água encanada e tratada, logo recorrem ao abastecimento de água alternativo de forma precária. As análises foram realizadas no Campus da UNEMAT de Barra do Bugres, nos Laboratórios de Microbiologia e de Qualidade de Água, com o propósito de classificar a qualidade da água, baseando-se em portarias de potabilidade de água em relação aos coliformes total e fecal. O método aplicado foi o substrato definido colilert Presença/Ausência, utilizando a Escherichia coli como principal indicador de contaminação fecal. As análises foram realizadas em triplicata, regularmente mês a mês num total de seis meses, tendo como ponto de coleta as casas de moradores do Assentamento Vão Grande. Constatou-se que a água apresenta contaminação tanto de coliformes totais, quanto fecais em quase totalidade dos pontos durante o período de avaliação. Concluiu-se que a água é imprópria para consumo in natura, devendo a mesma passar por um processo de tratamento, pelo menos básico, com filtragem e desinfecção por cloro. Evidenciou-se também a necessidade da realização de análises microbiológicas e a conscientização dos moradores sobre a qualidade da água consumida.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.