NITROGÊNIO NO SOLO E NO TECIDO FOLIAR DO FEIJOEIRO EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v6i4.16606
Agencias de apoyo
Palabras clave:
Índice de clorofila, NDVI, Phaseolus vulgaris.Resumen
A eficiência da adubação nitrogenada (N) a nível mundial é baixa, gerando aumento do custo de produção e problemas ambientais. Nesse sentido, é essencial o estudo de novas técnicas de manejo que busquem melhorar a sincronia entre a aplicação e a absorção de N. Objetivou-se com este estudo avaliar a resposta isolada e a relação entre N mineral no solo, índice de clorofila (IC), índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI) e N nas folhas de plantas de feijoeiro comum em função de doses de e épocas de aplicação N. Foi avaliado oito doses de N (0, 40, 80, 120, 160, 200, 240 e 280 kg ha-1) aplicadas em cinco épocas (semeadura, 10, 15, 20 e 30 dias após a emergência (DAE)). As avaliações do N mineral do solo, concentração de N foliar, IC e NDVI do feijoeiro foram realizadas aos 15, 25, 35 e 45 DAE. O N mineral do solo responde linearmente ao incremento das doses de N aplicadas, contudo, a sua persistência no solo não segue um padrão definido. Os valores de IC e o NDVI se ajustaram a uma equação quadrática frente às doses de N aplicadas, sendo as doses de 213,75 e 160 kg ha-1 de N as que proporcionam as maiores médias. Há correlação positiva entre os valores de NDVI e IC, e entre os valores de N mineral do solo com a concentração de N foliar e NDVI, vislumbrando-se, portanto, a possibilidade da utilização conjunta destas estratégias no manejo do N na cultura do feijoeiro.Descargas
Publicado
14-12-2017
Cómo citar
DE CASTRO PIAS, O. H.; MENEGOL, D. R.; MELO DAMIAN, J.; TONINI EITELWEIN, M.; DA ROS, C. O.; SANTI, A. L. NITROGÊNIO NO SOLO E NO TECIDO FOLIAR DO FEIJOEIRO EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA. Acta Iguazu, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 13–27, 2017. DOI: 10.48075/actaiguaz.v6i4.16606. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/16606. Acesso em: 3 nov. 2024.
Número
Sección
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.