Comportamento de forrageamento e teste de voo de Encarsia hispida no algodoeiro
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v7i5.17250
Agencias de apoyo
À Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela concessão da bolsa de estudo ao primeiro autor.
Palabras clave:
Controle biológico, critério de qualidade, parasitoide.Resumen
A espécie Encarsia hispida apresenta potencial para controle da mosca-branca Bemisia tabaci biótipo B. Entretanto, informações sobre os aspectos biológicos como o comportamento de forragear e teste de voo são escassos. Desta forma, a pesquisa avaliou o comportamento de forrageamento e teste de voo do parasitoide E. hispida em duas cultivares do algodoeiro em condições de laboratório. Nos experimentos foram utilizadas folhas de algodoeiro das cultivares BRS H8 e BRS Topázio. No primeiro bioensaio, utilizou-se parasitoide fêmea para registro das seguintes variáveis: atividade, velocidade e padrão de caminhamento; enquanto no segundo foram utilizadas pupas do parasitoide próximo à emergência onde os adultos foram classificados conforme suas posições em: voadores, caminhadores e não voadores. A atividade, velocidade e padrão de caminhamento do parasitoide quando avaliados não foram influenciados nas duas cultivares do algodoeiro. Contudo, na atividade se evidenciou que não houve reconhecimento de E. hispida nas folhas do algodoeiro durante os testes. O parasitoide visitou os quadrantes das folhas em grande maioria apenas uma vez, totalizando 112,2 quadrantes na cultivar BRS Topázio. Os parasitoides voadores atingiram 79,17 e 77,85% em ‘BRS H8’ e ‘BRS Topázio’, respectivamente.Descargas
Publicado
04-02-2019
Cómo citar
OLIVEIRA, R. de; DE ANDRADE BORBA, M.; MACHADO DE OLIVEIRA, G.; DE ABRANTES, E. G.; NUNES, G. da S.; BATISTA, J. de L. Comportamento de forrageamento e teste de voo de Encarsia hispida no algodoeiro. Acta Iguazu, [S. l.], v. 7, n. 5, p. 39–48, 2019. DOI: 10.48075/actaiguaz.v7i5.17250. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/17250. Acesso em: 4 abr. 2025.
Número
Sección
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.