Reação de genótipos de feijoeiro a Pratylenchus brachyurus
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v7i3.17579
Agencias de apoyo
Palabras clave:
nematoides das lesões radiculares, Phaseolus vulgaris L., resistência, fator de reprodução.Resumen
O nematoide das lesões radiculares, Pratylenchus brachyurus, tem causado danos elevados em diversas culturas de importância econômica, entre elas, o feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.). Quando presente na área de cultivo, em altas infestações, este nematoide pode comprometer em média 50% da produtividade. O uso de cultivares resistentes, sempre que disponível, tem sido o método mais eficiente de manejo de fitonematoides. O presente estudo foi realizado com o objetivo de avaliar a reação dos genótipos de feijoeiro PR-11-6-4-1-2, Pr-11-6-4-1-2, C-4-8-1-1, C-2-1-6-1-1, IAC-DIPLOMATA, IAC-ALVORADA e IAC-UNA a P. brachyurus. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, em um delineamento inteiramente casualizado com dez repetições, sendo cada parcela constituída de uma planta por vaso. As plantas foram inoculadas individualmente com 150 espécimes de P. brachyurus/planta e após 60 dias as variáveis, população final (Pf), fator de reprodução (FR) e nematoides por grama de raiz (Nem/g) foram determinadas. O genótipo PR11-6-4-1-2 mostrou-se resistente ao parasitismo de P. brachyurus, com FR= 0,68. Os demais genótipos estudados comportaram-se como suscetíveis ao nematoide das lesões radiculares, com FR variando entre 1,25 e 2,29.Descargas
Publicado
18-10-2018
Cómo citar
BRIDA, A. L. de; SOUZA, A. das G.; CORREIA, Érika C. S. da S.; WILCKEN, S. R. S. Reação de genótipos de feijoeiro a Pratylenchus brachyurus. Acta Iguazu, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 69–75, 2018. DOI: 10.48075/actaiguaz.v7i3.17579. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/17579. Acesso em: 3 nov. 2024.
Número
Sección
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.