DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO SOB O USO DE DIFERENTES PIVÔS CENTRAIS
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v6i3.17867Resumen
Em regiões com estações secas bem definidas, relevo plano e abundância em água, a irrigação por pivô central é uma opção para cultivar frutas, grãos e cereais. Com tecnificação e planejamento é possível realizar até três safras anuais. Contudo, a intensa utilização e mecanização do solo, podem provocar danos ao mesmo, como perdas de matéria orgânica (MO). Neste sentido, a avaliação espacial da distribuição da matéria orgânica do solo, sob diferentes sistemas de pivô central, é importante. A estatística espacial, conhecida por geoestatística, é parte da estatística que quantifica as variáveis regionalizadas e tem sido utilizada em pesquisas com atributos de solo. O objetivo deste trabalho foi comparar a variabilidade espacial da matéria orgânica do solo em dois pivôs centrais. Os dados foram coletados em março e outubro de 2014 após a colheita de soja e feijão, respectivamente. Uma malha amostral regular foi elaborada e georeferenciada em ambos os pivôs. Em cada ponto amostral foi coletado solo para análise da MO. Observou-se que o solo sob o pivô 126 ha (I) apresentou maior teor de MO, contudo, o solo sob o pivô 80 ha (II) apresentou acréscimo significativo de MO após 2 safras sucessivas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.