TAXA DE INFILTRAÇÃO DA ÁGUA E A RESISTÊNCIA DO SOLO A PENETRAÇÃO SOB SISTEMAS DE USO E MANEJO
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v6i4.18456Resumen
A velocidade da infiltração básica (VIB) de água no solo pode ser explicada naturalmente pela variabilidade textural dos solos. A interferência do homem pode alterar as propriedades físicas do solo, influenciando a velocidade da infiltração e a capacidade de campo. A agricultura demanda um solo com rápida absorção e bom armazenamento de água efetivo. O objetivo do trabalho foi avaliar taxa de infiltração da água e a resistência do solo a penetração sob sistemas de uso e manejo. Para alcançar o objetivo foi utilizado um infiltrômetro modelo Cornell, que simula uma chuva de alta intensidade e o escoamento superficial de água no solo (ES) é determinado a partir da coleta do excesso de água em uma mangueira instalada na parte inferior do equipamento. A intensidade da chuva foi de 280 mm/hora e foi controlada através das diferenças de leituras do volume de água no reservatório, a cada 2 minutos. As leituras da intensidade da chuva e as medições do ES foram realizadas simultaneamente. A TI foi calculada pela diferença entre a chuva aplicada e o ES, porém para comparação entre os sistemas de uso e manejo do solo foi calculada a porcentagem de ES e infiltração em relação à chuva simulada. O teste em cada local de medição teve a duração de aproximadamente 60 minutos. Foram avaliados o sistema de plantio direto (SPD) e sistema de plantio direto com rotação de culturas (SPDR), campo de cultivo de Eucaliptos e mata preservada. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado (DIC) e cinco repetições. Foi determinada também, a resistência do solo à penetração (RP). Os dados obtidos foram submetidos à Análise de Variância as médias de tratamentos comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. A infiltração de água no solo, assim como a resistência a penetração (RP) são influenciadas pela forma de utilização e sistema de manejo do solo. A rotação de culturas aplicada ao SPDR foi determinante para uma maior infiltração de água e para uma menor RP neste tratamento em comparação ao SPD. Houve uma correlação inversa entre a infiltração de água e a RP do solo, indicando que a uma maior infiltração foi sempre acompanhada de uma menor RP.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.