Panorama do etanol brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v6i5.18466Resumen
Alicerçado nas bases de busca por combustíveis renováveis, o etanol de cana-de-açúcar já mais estabelecido no cenário mundial. O milho como outra alternativa de matéria-prima para este biocombustível é bem consolidado, principalmente nos EUA, mas agora tenta expandir seu uso para produção de etanol no Brasil. Temos fatores que contribuem para um futuro estabelecimento desse processo de produção de etanol de milho, como por exemplo, a extensa cadeia produtiva e estabelecida do milho, uso de tecnologias avançadas, redução dos custos de produção, alta produtividade. Essa expansão em médio e longo prazo depende do desprendimento produtivo e econômico do país. É um processo inovador que necessita de investimentos substanciais e principalmente maiores estudos para obtenção do domínio das tecnologias que envolvem todo o processo, para que esse balanço energético e ambiental obtenha maior viabilidade. O objetivo do presente trabalho é explanar o cenário brasileiro do etanol, principalmente de milho, demonstrando alguns aspectos das causas, que o levam a ainda não estar estabelecido aqui.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.