Parâmetros demográficos do Aphis craccivora Koch, 1854 em cultivares e variedades crioulas de Vigna unguiculata (L.) Walp) da região amazônica
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v7i5.18698
Agencias de apoyo
Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq)
Palabras clave:
Fitossanidade, pulgão-preto, resistência de plantas.Resumen
Objetivou-se avaliar a resistência de genótipos de Vigna unguiculata L. Walp. frente ao ataque do Aphis craccivora Koch, 1854 (Hemiptera: Aphididae), mediante elaboração de tabelas de vida de fertilidade. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal do Ceará. Foram utilizados nove genótipos, destes o VITA 7 foi utilizado como padrão de susceptibilidade ao inseto. Formou-se uma coorte, onde cada genótipo teve oito plantas como réplicas, e cada réplica recebeu um pulgão. Registrou-se diariamente o número de indivíduos vivos, o número de descendentes, os quais em seguida eram retirados e a longevidade dos insetos da coorte registrada. Através da elaboração das tabelas de vida de fertilidade foram estimados os parâmetros demográficos dos afídeos sobre cada genótipo através do método Jackknife. Os genótipos feijão-pretinho, corujinha e vermelho apresentaram os menores valores da taxa líquida de reprodução (8,70, 12,2, e 12,7), taxa intrínseca de crescimento (0,26, 0,31 e 0,31) e razão finita de crescimento (1,29 1,37 e 1,36). Pode-se concluir que os genótipos feijão-pretinho, feijão-corujinha e feijão-vermelho são inadequados como hospedeiros, influenciando diretamente na diminuição do potencial reprodutivo da população de A. craccivora, apresentando resistência do tipo antibiose.Descargas
Publicado
05-02-2019
Cómo citar
SILVA, L. C. da; NERE, D. R.; FERREIRA, A. D. C. de L.; BLEICHER, E. Parâmetros demográficos do Aphis craccivora Koch, 1854 em cultivares e variedades crioulas de Vigna unguiculata (L.) Walp) da região amazônica. Acta Iguazu, [S. l.], v. 7, n. 5, p. 109–119, 2019. DOI: 10.48075/actaiguaz.v7i5.18698. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/18698. Acesso em: 5 abr. 2025.
Número
Sección
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.