Épocas de semeadura e população de plantas para três cultivares de soja
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v8i4.20553Palabras clave:
densidade de semeadura, Glycine max (L.) Merrill, variedadesResumen
A época de semeadura é um dos fatores que mais influencia os componentes de produção da soja. Porém, não menos importante, é o conhecimento do número ideal de plantas na área de cultivo. Em vista do mencionado procurou-se avaliar o comportamento de três cultivares de soja (Luziânia, IAC-19 e BRS-184), quanto às características agronômicas, em função da população de plantas (200.000, 300.000 e 400.000 plantas por ha) e épocas de semeaduras (convencional, tardia e “safrinha”). Realizou-se, para tanto, um experimento em delineamento em blocos casualizados em esquema fatorial 3 x 3 x 3 (cultivares, populações e época de semeadura), com quatro repetições. Avaliou-se a altura de plantas e de inserção das primeiras vagens, número de vagens por planta, número de ramificações por planta, número de grãos por planta e grãos por vagens, massa de 100 grãos e produção de grãos. Concluiu-se que as cultivares avaliadas podem ser utilizadas com população de 200.000 plantas ha-1 sem prejuízos na produtividade. Semeaduras em novembro ou início de dezembro devem ser realizadas para se obter boas produtividades de soja na região considerada. A semeadura em janeiro deve ser evitada em função redução do ciclo da cultura e das condições climáticas adversas, o que acaba por reduzir significativamente a produtividade da cultura.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.