Os Impactos da Automação nos Indicadores de Qualidade de Energia da Cooperativa de Eletrificação Rural - CERGRAL
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v8i4.21692
Agencias de apoyo
Palabras clave:
Qualidade da Energia, Sistema Supervisório, Distribuição de Energia, Perdas Elétricas.Resumen
O funcionário da CERGRAL realizou inicialmente o monitoramento e operação de sua rede de distribuição de maneira totalmente manual e local, resultando em muito tempo de atendimento a ocorrências de emergência, além de altos custos na manutenção corretiva. Esse modo de operação impunha aos consumidores permanecerem por muito tempo sem o fornecimento de energia elétrica, gerando grande desconforto e insatisfação. Com a assinatura do contrato com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que lhe concedeu o grau de permissão do serviço público, a empresa tem que garantir bons níveis de continuidade, maior confiabilidade e qualidade nos serviços prestados, aspectos relacionados qualidade da energia elétrica. Assim, foi necessário automatizar a rede, estabelecendo um sistema de supervisão, permitindo operar remotamente e buscando atingir os índices exigidos pelos órgãos reguladores. Desta forma, o trabalho apresenta a alternativa implantada nas redes de distribuição da CERGRAL e suas principais vantagens nos aspectos técnicos. O estudo em questão foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, bem como na coleta de dados junto ao permissionário, para comparação nos modos de operação da rede de distribuição, demonstrando a influência positiva dos investimentos, dado o sucesso da rede de distribuição. A aplicação apresentada neste estudo de caso.Descargas
Publicado
13-12-2019
Cómo citar
SPACEK, A. D.; MENDES, W. M.; NETO, J. M.; MAESTRELLI, E.; ANDO JUNIOR, O. H. Os Impactos da Automação nos Indicadores de Qualidade de Energia da Cooperativa de Eletrificação Rural - CERGRAL. Acta Iguazu, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 86–106, 2019. DOI: 10.48075/actaiguaz.v8i4.21692. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/21692. Acesso em: 3 nov. 2024.
Número
Sección
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.