Coeficientes da equação de Angström-Prescott para a região de Guarapuava-PR
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v9i1.22660
Agencias de apoyo
Instituto Agronômico do Paraná
Palabras clave:
Energia solar, evapotranspiração de referência, Penman-MonteithResumen
A radiação solar global é uma informação importante em estudos climáticos e ambientais e necessária para determinar a evapotranspiração de referência. Esse valor pode ser satisfatoriamente estimado a partir da equação de Angström-Prescott, porém essa equação deve ser ajustada para cada região em específico. O objetivo desse estudo foi ajustar os coeficientes “a e b” da equação de Angström-Prescott para a região de Guarapuava-PR. O estudo foi realizado utilizando dados climáticos fornecidos pela Estação Meteorológica da Unicentro, compreendendo o período de 1984 a 2014. A equação foi ajustada com aplicação de dispersão para dados diários pela razão entre a relação radiação solar global e radiação extraterrestre, e a relação insolação e fotoperíodo. Através de regressão linear foram determinados os coeficientes quinzenais, mensais e anuais. Os coeficientes médios de “a” variaram de 0,145 a 0,227 e “b” de 0,358 a 0,472.Descargas
Publicado
31-03-2020
Cómo citar
LENA, B. P.; JADOSKI, S. O.; JADOSKI, C. J.; RIGO, J. F. Coeficientes da equação de Angström-Prescott para a região de Guarapuava-PR. Acta Iguazu, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 123–136, 2020. DOI: 10.48075/actaiguaz.v9i1.22660. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/22660. Acesso em: 19 abr. 2025.
Número
Sección
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.