Ocorrência e dano da broca rajada causando morte em açaí solteiro no estado do Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v9i2.23088
Agencias de apoyo
Palabras clave:
Euterpe precatoria, Metamasius hemipterus, pragaResumen
O açaí solteiro é uma palmeira amazônica com cultivo em expansão devido ao grande aumento de demanda da polpa de seus frutos, tanto no mercado interno como externo. A ocorrência de pragas pode comprometer a produtividade dos açaizais, por isso, é importante identificar insetos potenciais pragas, bem como seus danos e métodos de controle recomendados. O objetivo deste trabalho é relatar a ocorrência de Metamasius hemipterus em palmeiras de açaí solteiro no estado do Amazonas, descreveendo danos causados e propor o manejo fitosanitário. Em junho de 2019, os sintomas foram detectados em palmeiras de um plantio comercial no município de Manacapurú-AM, causando o encurtamento de folhas e a morte de plantas por injúrias ao meristema apical. A fim de antecipar surtos populacionais da praga no Amazonas, alerta-se para a necessidade de monitoramento e adoção de medidas de controle. Este é o primeiro relato da ocorrência de M. hemipterus causando danos em açaí solteiro no Amazonas.Descargas
Publicado
24-07-2020
Cómo citar
CYSNE, A. Q.; LOPES, R.; CUNHA, R. N. V. da. Ocorrência e dano da broca rajada causando morte em açaí solteiro no estado do Amazonas. Acta Iguazu, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 25–32, 2020. DOI: 10.48075/actaiguaz.v9i2.23088. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/23088. Acesso em: 3 nov. 2024.
Número
Sección
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.