Composição química de cama de aviário condicionada com gesso agrícola ou cal virgem
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v9i4.25181
Agencias de apoyo
Palabras clave:
adubação orgânica, avicultura, produção avícola.Resumen
A região Oeste do Paraná passou a ter grande destaque na produção avícola nos últimos anos, contribuindo para que o estado do Paraná se tornasse o maior produtor de frango de corte do Brasil. Por sua vez, a atividade avícola produz uma grande quantidade de resíduos, como a cama de aviário. Estas camas passam por diversos tratamentos, como adição de gesso agrícola, adição de cal, dentre outros componentes que são utilizados com diferentes finalidades. Este trabalho foi desenvolvido no município de Palotina - PR, de outubro de 2018 a dezembro de 2018. Foram coletadas dez amostras de cama tratada com gesso e dez tratadas com cal. Foram determinados os teores de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, carbono orgânico e enxofre. Os dados foram comparados pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Os teores de nitrogênio e enxofre são maiores nas camas de aviário tratadas com gesso agrícola e os teores de magnésio são maiores nas camas tratadas com cal virgem.Descargas
Publicado
28-12-2020
Cómo citar
FRANZ, M. R.; LIMBERGER LOPES, C.; DE ANDRADE, E. A.; ZANÃO JÚNIOR, L. A. Composição química de cama de aviário condicionada com gesso agrícola ou cal virgem. Acta Iguazu, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 24–32, 2020. DOI: 10.48075/actaiguaz.v9i4.25181. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/25181. Acesso em: 19 abr. 2025.
Número
Sección
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.