Componentes agronômicos e nutrição mineral de soja cultivada após doses elevadas de calcário calcítico.
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v10i1.26606Palabras clave:
Calagem, Teores de Nutrientes, ProdutividadeResumen
A soja é uma cultura de destaque e tem grande potencial, mas que pode ser afetada pela toxidez por alumínio presente na maioria dos solos brasileiro. Diante disso, o objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de doses elevadas de calcário calcítico sob as características agronômicas da cultura, bem como a influência na absorção dos nutrientes Ca, Mg e K em plantas de soja em duas safras agrícolas no município de Marechal Cândido Rondon. O estudo foi desenvolvido na área experimental da UNIOESTE, campus Marechal Candido Rondon, em um Latossolo Vermelho eutroférrico empregando doses de calcário calcítico (0, 3, 6 e 9 t ha-1) distribuído a lanço sem incorporação. Observou-se efeitos das doses em dois anos agrícolas 2017/2018 e 2018/2019 quando foram avaliados caracteres agronômicos altura de plantas, número de plantas por hectare, diâmetro do caule, número de vagens por planta, número de grãos por planta, massa de mil grãos, produtividade e os teores de nutrientes foliares. Não houve influência das doses de calcário calcítico nas características agronômicas da cultura da soja. Pode ser observado influência das doses de calcário calcítico no acúmulo nutricional de Ca no tecido foliar na dose de 6 t ha-¹. As doses de calcário calcítico proporcionaram redução nos teores de K. O Mg foi influenciado apenas pelo ano agrícola, apresentando maior acúmulo em plantas no segundo ano agrícola.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.