Qualidade, desempenho fitotécnico e incidência de artrópodes em rabanete submetido ao silício e mulching
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v10i1.26801
Agencias de apoyo
Palabras clave:
Dióxido de sílicio, cobertura do solo com filme plástico, Raphanus sativus L.Resumen
O rabanete Raphanus sativus L. é uma hortaliça de ciclo curto e grande rusticidade. No entanto, o ataque de pragas e a variação da disponibilidade hídrica no solo são fatores que podem afetar a produtividade desta cultura. Assim, objetivou-se neste trabalho avaliar o efeito do silício (Si) e do mulching na qualidade, desempenho fitotécnico e incidência de artrópodes em rabanete. Para isso foi utilizado o delineamento em blocos casualizados em esquema fatorial 2 (adubação silicatada - 0 e 3 g L-1 de SiO2) x 2 (cobertura do solo - ausência e presença de mulching), com seis blocos. Verificou-se que o Si incrementou o número de folhas e reduziu a percentagem de desfolha. O aumento do diâmetro longitudinal das raízes foi obtido na ausência de mulching associada ao Si ou na presença de mulching sem Si. Quanto à produtividade, melhores resultados foram encontrados com mulching na ausência desse elemento. A redução do número total de insetos foi obtida na ausência de mulching associada ao Si ou com a presença da cobertura na ausência de Si. Conclui-se que o uso de 3 g L-1 de Si ou a utilização do mulching contribuem para a melhoria do desempenho fitotécnico e redução do total de insetos fitófagos capturados, entretanto não incrementam a qualidade do rabanete.Descargas
Publicado
30-03-2021
Cómo citar
RODRIGUES, D. S.; ASSIS, F. A.; ASSIS, G. A.; CARVALHO, F. J.; MARAFELI, Érica A. M. Qualidade, desempenho fitotécnico e incidência de artrópodes em rabanete submetido ao silício e mulching. Acta Iguazu, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 132–145, 2021. DOI: 10.48075/actaiguaz.v10i1.26801. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/26801. Acesso em: 19 abr. 2025.
Número
Sección
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.