MANEJO DE IRRIGAÇÃO COM EVAPORÍMETRO EM CRAMBE ABYSSINICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v1i1.7025Resumen
Este trabalho avaliou o comportamento fenométrico da cultura do crambe sob diferentes níveis de irrigação. Foi utilizado o delineamento experimental inteiramente casualizados, no qual os tratamentos foram distribuídos em cinco níveis de manejo de irrigação, com quatro repetições, resultando em 20 parcelas experimentais. Os níveis de água para irrigação foram calculados em função da quantidade evaporada de um mini tanque evaporímetro: T1 = 0,5, T2 = 1,0, T3 = 1,5, T4 =2,0 e T5 =2,5 vezes a reposição da água evaporada. Foram avaliados ao fim do ciclo experimental a altura de planta (AP), número de folhas (NF), pendão floral (PF), massa fresca (MF) e massa seca de planta (MS). Observou-se que o crambe respondeu de forma crescente ao aumento dos níveis de reposição de água com um efeito quadrático. Os resultados evidenciaram efeitos significativos, com valores máximos estimados de AP 107,6 cm, NF 16,7, PF 21,5, MF 184,8 g e MS 25,4 g respectivamente para a reposição de irrigação em função da evaporação de 2,65 para AP, 2,98 para NF, 3,39 para PF, 5,79 para MF e 5,79 para a MS.Descargas
Publicado
01-01-2000
Cómo citar
SANTOS, R. F.; FORNASARI, C. H.; SECCO, D.; MELEGARI DE SOUZA, S. N.; BENETOLI DA SILVA, T. R.; BASSEGIO, D. MANEJO DE IRRIGAÇÃO COM EVAPORÍMETRO EM CRAMBE ABYSSINICA. Acta Iguazu, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 23–32, 2000. DOI: 10.48075/actaiguaz.v1i1.7025. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/7025. Acesso em: 25 may. 2025.
Número
Sección
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.