EFEITO DA COMPETIÇÃO INTRA E INTERESPECÍFICA DE CARPA HÚNGARA E TILÁPIA SOBRE A PREDAÇÃO DE OEDOGONIUM SP. EM VIVEIROS DE PISCICULTURA
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v2i3.8621Resumen
A predação efetuada por peixes sobre macroalgas fornecem informações importantes na compreensão da influência de organismos sobre a exploração de recursos alimentares, sendo que interações interespecíficas e intraespecíficas podem promover efeitos particulares sobre este processo. O presente estudo foi realizado em laboratório de piscicultura (Unespar, União da Vitória), no período de dezembro de 2012 a janeiro de 2013. As espécies de peixes selecionadas foram a carpa húngara (Cyprinus carpio) e a tilápia (Oreochromis niloticus). Foi avaliado o processo de competição intraespecífica e interespecífica destas espécies sobre a predação de algas macroscópicas. Os resultados mostraram diferenças estatisticamente significativas (p<0,05) tanto para o tempo (24 e 48 horas) quanto entre os tratamentos, comprovando que Oedogonium sp. sofreu predação de ambas as espécies de peixes. O efeito das interações inter e intraespecíficas de tilápia e carpa húngara demonstram influências sobre o processo de predação da alga e que este está relacionado com características biológicas e comportamentais dos peixes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.