ANÁLISE DA PRECIPITAÇÃO MÁXIMA E RELAÇÃO INTENSIDADE-DURAÇÃO-FREQÜÊNCIA PARA MOSSORÓ-RN
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v2i4.9114Resumen
A necessidade de informações sobre as precipitações de determinadas durações e freqüências é muito grande em projetos hidráulicos diversos, o trabalho teve por objetivo: ajustar a função cumulativa de probabilidade de Gumbel, obter as precipitações máximas esperadas para diferentes períodos de retorno e obter a equação de intensidade-duração-freqüência, por meio da desagregação da chuva de 24h, para dados de precipitação máxima diária anual da cidade de Mossoró-RN. Foram utilizados dados de precipitação pluviométrica máxima anual de 1964 a 2011, aplicou-se a distribuição de gumbel e os seguintes testes de aderência: Qui-Quadrado; Kolmogov-Smirnov e Anderson-Darling. Foram estimados os valores extremos para os períodos de retorno de 5, 10, 20, 30, 50, 100 e 500 anos, realizada a desagregação da chuva de um dia em chuvas de menores durações, obtidas pela metodologia proposta pelo DAEE-CETESB (1979), e ajustada a equação que representa a intensidade-duração-freqüência. Observou-se boa adequação do modelo a série, sendo significativo para todos os testes realizados, a equação gerada permitiu o cálculo da intensidade máxima de chuvas com diferentes durações e períodos de retorno, por exemplo: em cada cinco anos (T = 5) é esperado que a chuva máxima em 30 minutos (t = 30) seja igualada ou superada em 70,47 mm/h.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.